46º Cross das Amendoeiras em Flor
O Cross das amendoeiras em flor foi ao longo destas 45 edições o ponto alto da época de atletismo no Algarve, muito por culpa dos magníficos atletas portugueses que dominaram ao longo de anos a disciplina de cross a nível mundial, sendo o expoente máximo o campiníssimo Carlos Lopes com quatro títulos mundiais.
A prova atraía sempre os melhores do mundo que para além de competirem com os nossos melhores atletas aproveitavam o clima privilegiado do Algarve para treinar.
Os primeiros vencedores do Cross Internacional das Amendoeiras foram os portugueses Carlos Lopes (1977) e Rosa Mota (1978, o primeiro ano no qual se realizou a prova feminina), registando-se ainda vitórias portuguesas em 1980/81 e 83, por Fernando Mamede; 1985/86, por António Leitão; 1988/89, por José Regalo; e 1995, por Paulo Guerra. Do lado feminino, Rosa Mota voltou a cortar a meta em primeiro lugar em 1985; em 1989 celebrou a vitória Albertina Dias; em 2003, Fernanda Ribeiro; e, em 2010, Dulce Félix.
Sendo os grandes protagonistas os atletas os amadores como eu tinham a oportunidade de ver ao vivo os melhores treinadores com o Professor Machado do Benfica, a Sameiro Araújo do Sporting de Braga e o enormíssimo Professor Mário Moniz Pereira com quem até tive o prazer de trocar algumas palavras.
o nosso atletismo evoluiu bastante nas disciplinas técnicas e o cross e meio fundo perderam um bocado de protagonismo mas, o cross das amendoeiras em flor continua a atrair os melhores portugueses e estrangeiros.
As provas começam a partir das 10h00 na pista de cross da Aldeia das Açoteias no meio do pinhal do concelho uma das zonas mais bonitas da zona este do concelho de Albufeira.
Existe sempre um bom motivo para passar um grande fim de semana no Algarve
E6L