Categories: AlgarveAmbiente

O Algarve um paraíso a preservar

O Algarve um Paraíso a preservar

O Algarve está confrontado com desafios muito importantes do ponto de vista ambiental que vão determinar o seu futuro e o dos seus habitantes. A sua estreita ligação à economia do mar faz com que tenha de se olhar para esta parte do território de uma forma muito sustentável.

A vantagem de estudar história é aprender e não voltar a cometer os mesmos erros dos nossos antepassados, no mar de Albufeira do Sec. XVI podiam-se pescar baleias, até aos anos cinquenta do Sec. XX capturavam-se toneladas de atum em vários pontos da costa do Algarve nomeadamente em Armação de Pera que daí herdou o seu nome.

E hoje o mar do Algarve tem essa pujança?

Temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que o mar recupere e é por isso que vou publicar uma noticia da jornalista Elizabete Rodrigues do Sul Informação e que é realmente um motivo de esperança nesse futuro sustentável que todos ambicionamos.

E6L

 

A proposta de classificação do Recife do Algarve – Pedra do Valado como Parque Natural Marinho entra em discussão pública a 22 de Junho, anunciou hoje o Ministério do Ambiente, realçando que esta área apresenta «características únicas ao nível do património natural».

O Governo aprovou a proposta no dia 6, em reunião de secretários de Estado, tendo o aviso sido publicado em Diário da República ontem, dia 7. Segundo nota do Ministério do Ambiente, «o período de discussão pública inicia-se 10 dias úteis depois» dessa publicação, ou seja, no próximo dia 22, «tendo a duração de 30 dias úteis».

Na segunda-feira, dia 5, em Faro, o ministro do Ambiente tinha já anunciado que o Governo quer ter o Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado oficialmente criado em Janeiro de 2024, a mesma altura em que pretende ter já aprovados e prontos a funcionar os mecanismos para compensar os pescadores locais por eventuais perdas de rendimento, devido à criação desta Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário.

Na mesma ocasião, durante a apresentação da proposta que teve lugar no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, o ministro Duarte Cordeiro adiantou que também estão a ser ultimados os pormenores das compensações que serão dadas aos pescadores, por eventuais perdas de rendimento devido à criação deste Parque Marinho. «Em Outubro, queremos assinar os contratos-programa de compensações, para colocarmos o valor no Fundo Ambiental do próximo ano», explicou então o governante.

Por seu lado, Jorge Gonçalves, investigador do Centro de Ciência do Mar do Algarve (CCMAR), que, com a Fundação Oceano Azul, coordenou todo o processo, explicou ao Sul Informação que «os pescadores vão ter direito a uma compensação de eventuais perdas, que não é o pagamento daquilo que eventualmente poderão perder. É um valor que foi convencionado».

A nota do Ministério do Ambiente enviada esta quinta-feira, dia 7, às redações, salienta as características únicas da zona a classificar, dizendo que a área marinha da costa de Albufeira, Lagoa e Silves constitui «uma das zonas mais ricas em termos de biodiversidade a nível nacional, sendo um dos maiores recifes rochosos costeiros de Portugal com valores naturais ímpares no contexto da costa portuguesa».

Neste recife natural, «desenvolvem-se atividades de pesca comercial e lúdica e atividades marítimo-turísticas com importância económica e social ao nível das comunidades locais».

Em termos de localização e delimitação geográficas, a zona que se propõe classificar compreende a área entre o Farol de Alfanzina, limite oeste, e a marina de Albufeira, totalizando uma área de aproximadamente 156 quilómetros, nos municípios de Albufeira, Lagoa e Silves.

«Considerando que esta área apresenta características únicas ao nível do património natural que justificam um estatuto de proteção abrangente e integrado, e de forma a garantir a proteção da natureza e a sustentabilidade ecológica das atividades económicas e sociais aí desenvolvidas, justifica-se a classificação como parque natural marinho», acrescenta o Ministério.

Na nota divulgada hoje, Dia Mundial dos Oceanos, aquele departamento do Governo salienta que, com a classificação do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado «dar-se-á cumprimento ao previsto na Estratégia de Biodiversidade da União Europeia para 2030, que prevê a classificação de, pelo menos, 30% do espaço marítimo sob jurisdição nacional até 2030».

A medida está também «em alinhamento com os compromissos assumidos na Conferência das Nações Unidas dos Oceanos de 2022 e na 15.ª Conferência das Partes (COP) das Nações Unidas, no âmbito da Convenção para a Diversidade Biológica de final de 2022», bem como «com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, previstos na Agenda 2030 das Nações Unidas, nomeadamente o Objetivo 14: Proteger a Vida Marinha».

Durante o período de discussão pública, os documentos que compõem o processo referente à proposta de classificação podem ser consultados a partir do portal do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, clicando aqui, e do portal ConsultaLEX, clicando aqui.

A consulta presencial dos documentos disponibilizados poderá ser feita no horário normal de expediente nos serviços centrais do ICNF, na Avenida da República, n.º 16, em Lisboa, e na Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, sita no Centro de Educação Ambiental de Marim, Quelfes, Olhão.

Durante o referido período os interessados poderão apresentar as suas observações e sugestões diretamente no portal ConsultaLEX.

Elizabete Rodrigues

Sul Informação

e6l000@gmail.com

Recent Posts

Albufeira eleita o destino preferido dos Portugueses

Albufeira eleita o destino preferido dos Portugueses  “«Albufeira eleita o destino preferido dos portugueses durante…

9 meses ago

Restaurantes com estrelas Michelin no Algarve em 2024

Restaurantes com estrelas Michelin no Algarve em 2024 «Os  Restaurantes com estrelas Michelin no Algarve…

10 meses ago

Lista das praias com bandeira dourada no Algarve em 2024

Lista das praias com bandeira dourada no Algarve em 2024 I am text block. Click…

11 meses ago

Lista das praias de bandeira azul no Algarve em 2024

Lista das praias com bandeira azul no Algarve em 2024 Lista das praias com bandeira…

11 meses ago

O Natal nas cidades do Algarve 2023

O Natal nas cidades do Algarve 2023 «O Natal nas cidades do Algarve em 2023…

1 ano ago

Passagem de Ano no Algarve 2023/24

Passagem de Ano no Algarve 2023/24 «A Passagem de Ano no Algarve 2023/24 é uma…

1 ano ago