a primeira viagem entre Lisboa e o Carregado ocorreu em 28 de Outubro de 1856 mas, o comboio só chegou ao Algarve .em 1906.
Passou por muitas transformações com a expansão para todo o país e a ligação a Espanha mas, já nos anos oitenta do sec. XX houve um grande desinvestimento na ferrovia que provocou o fecho de ramais emblemáticos e cheios de história.
Atualmente com a questão climática no horizonte a situação inverteu-se com investimentos avultados a serem feitos em equipamento circulante e nas linhas de que destaco o anuncio da eletrificação da linha de Tunes a Lagos uma velha aspiração dos utentes do Algarve.
Para terminar quero destacar o serviço que os caminhos de ferro têm prestado ao país transportando pessoas e mercadorias entre as cidades mais importantes e as zonas mais remotas contribuindo para manter a coesão territorial.
Desde o final do Sec. XIX que os comboios asseguram as ligações internacionais com Espanha permitindo a nossa ligação ao resto da Europa mesmo em épocas sombrias da história.
O viajante tem a possibilidade de escolher entre a 1º ou 2ª classe, em ambos os casos as atuais carruagens têm todas as condições para proporcionar uma viagem muito agradável e segura, com a possibilidade do uso de portáteis e outros equipamentos móveis.
Para tornar mais agradável as viagens as composições possuem serviço de bar e climatização adequada à época do ano.
Os bilhetes são comprados nas estações ou por via digital.
Existe um bom numero de ligações regionais em particular entre Tunes a Faro apoiadas por diversas estações e apeadeiros.
As estações têm uma arquitetura do século passado com as paredes forradas a azulejos portugueses autênticas obras de arte, os interiores já com algumas remodelações adaptam-se perfeitamente às exigências dos modernos utilizadores.
As zonas circundantes têm parques de estacionamento, parque de táxis e ligações de autocarro à cidade mais próxima.
Nos comboios regionais o viajante pode levar uma bicicleta sem qualquer pagamento extra.
Os bilhetes são comprados na estação ou por via digital.